Livros“Portugal Tão Longe”

Capa_PTL_large

Este livro de Rui Ochôa resulta de uma “peregrinação fotográfica” feita pelo Autor por diversos locais, nos 5 continentes, por onde os portugueses passaram na sua desassossegada descoberta do Mundo. É um livro marcante, como marcante foi a presença portuguesa nesses locais, e é hoje a sua herança.

Gosto de incluir essas visitas nas minhas viagens. É sempre emocionante encontrar História de Portugal no outro lado do Mundo, pisar a terra onde foi forjada uma parte importante da nossa vida coletiva, imaginar o espanto dos nossos antepassados quando lá chegaram pela primeira vez.

Dos sítios aqui fotografados já estive em Goa e em Cochim, na India, na sinagoga de Amesterdão, na Mdina em Malta, em Galle no Sri Lanka, em Arzila em Marrocos. E estive em outros locais, no Brasil, Macau, África do Sul…. Foram, todos eles, encontros emotivos, momentos de reconhecimento, quase de reencontro, que transformam para sempre memórias históricas em memórias pessoais.

Vale a pena fazermos estas peregrinações, e quando não o pudermos fazer presencialmente, é sempre bom ter ao lado um livro que nos embala a vontade. Obrigada, Rui Ochôa!

Catarina Anastácio

Share on social networks